close
04.dez.2012

As vantagens do uso do Eucalipto

Eles crescem rápido, são resistentes a pagras e sua madeira tem muita utilidade na indústria, principalmente na confecção de produtos tais como mourões de cerca, esticadores, esteios para rancho, quiosques, pergolados, vigas, tábuas, caibros e sarrafos em medidas “padrão” ou especiais. Além do mais, suas mais de 700 espécies se adaptam aos mais diversos tipos de solo e os custos para o cultivo são relativamente reduzidos, o que torna a comercialização atraente em função do preço final por custo-benefício.

A qualidade da madeira do eucalipto garante o seu uso nos mais diversos ramos de atividades. Embora seja de conhecimento geral que não existe uma espécie de árvore qu se adapte a tudo, o eucalipto tem apresentado ótimos resultados nos mais de 100 anos em que chegou ao Brasil, vindo dos Estados Unidos.

É por isso que, há sete anos, a Fazenda Chaparral apostou na instalação de sua unidade de tratamento de madeiras de eucalipto e pínus na região do Vale do Ribeira, até então carente de produtos feitos com madeira. A Chaparral fica localizada no Vale e, ao realizar o trabalho com árvores próprias para cultivo, contribui para a manutenção e conservação do meio ambiente.

As madeiras tratadas pelo sistema de cilindro em autoclave, sob vácuo de pressão, o que torna os produtos extremamente confiáveis e duráveis. A matéria-prima é extraída a partir de árvores (eucalipto ou pínus) de reflorestamento. Portanto, o cuidado com a preservação do meio ambiente é feito com estudo, profissionalismo e aperfeiçoamento constante.

Conheça os produtos da Fazenda Chaparral navegando pelo site www.eucaliptotratadochaparral.com.br.

Fonte: Publicação do Prof. José Castro Silva